Os casamentos nos EUA de um modo geral tem muito mais formalidades do que os casamentos no Brasil. Claro que tudo depende dos noivos, mas se o pessoal “seguir a tradição”.Tudo começa com o noivado: logo após o noivo pedir a noiva em casamento (dando o famoso anel de diamante, chamado de engagement ring), envia-se um anúncio de noivado para a família, pelo correio, com uma foto oficial dos noivos. Inclusive muitos casais escolhem o fotógrafo do casamento nesta ocasião, porque eles fazem um pacote que inclui as fotos de noivado e casamento.
Marca-se a data de acordo com a disponibilidade do local escolhido, que aqui pode ser qualquer lugar (se não for católico): um parque, uma praia, uma praça, o quintal de casa, vale quase tudo.
Os convites são enviados pelo correio e não entregues pessoalmente, como costuma acontecer no Brasil. Junto envia-se um cartão para que o convidado confirme a presença, já selado, e as pessoas mandam de volta até no máximo um mês antes da data. Nesse cartão também é comum pedir que o convidado escolha sua opção do menu da recepção, se não for um buffet (os noivos escolhem duas ou mais opções de cardápio e as pessoas marcam o que querem).
Não existe casamento informal só porque é de manhã ou formal só porque é à noite. Os noivos que escolhem, pode ser super formal de manhã ou um casamento na praia no final da tarde, com os noivos descalços inclusive.
Os padrinhos e madrinhas aqui são chamados de bridesmaids e groomsmen. Se vestem iguais e as bridesmaids carregam bouquets, um pouco menores que o bouquet da noiva. Existe uma madrinha de honra, a maid of honor, e o best man, que é o padrinho de honra. Normalmente as madrinhas são amigas e familiares da noiva e os groomsmen amigos e familiares do noivo, e não ficam em pares no altar: as mulheres em fila do lado da noiva e os homens em fila do lado do noivo. Os pais não ficam no altar, e sim sentados na primeira fila. As daminhas são as flower girls, que em vez de um bouquet pequeno, levam uma cestinha com pétalas de flores, que vão jogando no caminho. Os pajens são ring bearers, e carregam uma almofada com os anéis (que aqui não são alianças, são dois anéis, diferentes – a noiva usa o seu anel de casamento junto (no mesmo dedo) com o anel de noivado, que se usa na mão esquerda e não na direita). E ainda tem os ushers, que acompanham os convidados de honra até seus lugares e indicam onde os convidados devem sentar (na cerimônia). Todo esse grupo forma a Bridal Party.
As flores são muito menos usadas do que no Brasil: em geral são mais caras nos EUA, principalmente as rosas, as mais caras de todas. Não se enfeitam as igrejas com flores, e na recepção pode-se ter ou não flores no centro da mesa. Flores artificiais são muito usadas e muitas noivas fazem os arranjos das mesas nos meses que antecedem o casamento. Na cerimônia os noivos que escrevem os seus votos, e geralmente entrega-se um programa, igual aqueles de missa, descrevendo a cerimônia e as músicas, e falando um pouco sobre os noivos. Tem também um ritual de acender uma vela, a Unity Candle, que acontece no final, antes do padre ou pastor anunciar os noivos como marido e mulher. No começo da cerimônia, as mães dos noivos acendem uma vela cada uma, simbolizando que elas deram à luz a cada um. No final, a noiva pega a vela que sua mãe acendeu e o noivo idem, e os dois acendem uma única vela, simbolizando que eles agora estão unidos.
Na recepção todos tem lugares marcados: você chega, assina o livro de convidados, pega um cartão com o seu nome que indica a mesa onde você deve sentar. Uma mesa para os presentes de última hora (os presentes são todos enviados pelo correio com antecedência, as lojas onde ficam as listas de casamento enviam diretamente para a casa da noiva) e os cartões ficam perto da entrada. É muito comum que se dê dinheiro de presente.
Quando todos estão sentados, o DJ anuncia oficialmente a entrada dos padrinhos e madrinhas e por fim dos noivos. Os noivos, padrinhos e madrinhas sentam-se todos em uma mesa chamada Head Table, que fica em um lugar de destaque, onde podem ser vistos por todos.
Quando os noivos se sentam, é hora do discurso da maid of honor, que normalmente fala algo para a noiva e faz todo mundo chorar e depois do best man, que faz piada com o noivo e então todos brindam. O jantar (ou almoço) é servido (trazido à mesa ou as pessoas se levantam e vão ao buffet – mas os garçons informam à cada mesa quando é hora das pessoas se levantarem, para não virar confusão).
Depois do jantar, é hora do bolo: os noivos cortam o bolo, comem um pedaço e as pessoas são servidas. Um detalhe, é muito comum nos EUA que os noivos joguem o bolo na cara um do outro, as pessoas nunca sabem se isso vai acontecer ou não.
Chega a hora então da dança dos noivos, que eu no Brasil conhecia como a valsa dos noivos . Eles escolhem uma música romântica e dançam. Depois a noiva dança com seu pai uma música, o noivo dança uma outra música com sua mãe, depois os padrinhos e madrinhas dançam e então todos os convidados são chamados à pista de dança.
No final da festa, a noiva joga o bouquet para as solteiras, e o noivo tira o garter belt da perna da noiva e joga para os solteiros. O garter belt é tipo uma liga que prende a meia, que a noiva usa em uma perna (hoje em dia só como parte da tradição, e não para segurar meia nenhuma). A noiva senta em uma cadeira no meio da pista e o noivo coloca a mão por baixo do vestido para tirar o garter. Depois ele joga para os solteiros (do mesmo jeito que a noiva joga o bouquet) e quem pegar o garter tem então que colocar na perna da moça que pegou o bouquet, e então eles dançam, juntos.
Depois disso a festa rola normalmente até o último convidado ou o horário do salão terminar, e os noivos saem para a lua-de-mel. Após o casamento, os noivos devem enviar os Thank you cards para cada convidado, agradecendo por comparecer ao casamento e pelo presente (e incluindo um comentário sobre o presente).
Algumas Peculiaridades
1) apesar de toda a formalidade que envolve o casamento, apenas a família direta dos noivos e os membros da Bridal Party que se vestem formalmente. O resto dos convidados geralmente seria muito mal visto em um casamento no Brasil – por exemplo, homens usando camiseta polo, mulheres com top de malha e crianças usando tênis.
2) As noivas por aqui não usam sapatos e sim tênis ou chinelos de dedo por baixo do vestido. É prática comum, elas dizem que é mais confortável e ninguém vai ver mesmo, inclusive algumas até bordam pérolas e fitas nos tênis brancos para o dia – ou compram um tênis ou um chinelo no mesmo estilo.
3) Não tem docinhos, nenhum tipo. As lembrancinhas (favors) de vez em quando são chocolatinhos ou amêndoas confeitadas, mas aqueles docinhos lindos mesmo não tem.
4) É bem comum que se coloque câmeras descartáveis nas mesas, para que os convidados tirem fotos do casamento. No final da festa uma pessoa (geralmente alguém da família dos noivos) recolhe todas as câmeras e manda revelar tudo. Assim você tem fotos diferentes das “oficiais”, e normalmente mais fotos das pessoas que foram à festa. Nós fizemos isso e foi ótimo, porque senão não teria fotos de muitos dos convidados.
5) Eles guardam tudo: o vestido é preservado numa embalagem à vácuo, as flores são preservadas em um arranjo montado dentro de um vidro, guardam uma camada menor do bolo e congelam para comer no primeiro aniversário de casamento, compram e guardam as taças do brinde, o cortador de bolo e a vela (Unity Candle). Ah, eu odeio juntar tralha então não fiz nada disso, acho que só tenho a Unity Candle porque também não ia jogar fora, o resto nem comprei.
6) Na tradição do faça-você-mesmo, as americanas normalmente fazem seu próprio cabelo e maquiagem. Não pergunte como elas conseguem, mas elas treinam durante meses a fazer o penteado com as amigas que vão ser madrinhas, para que dê tudo certo no dia.
7) Jogar arroz é ecologicamente incorreto e proibido em vários lugares, dizem que é porque o arroz faz mal para os pássaros. Agora o pessoal joga pétalas, sopra bolhas de sabão ou joga confetti (uns bonitinhos, mas no mesmo estilo que o confete de Carnaval).
domingo, 12 de dezembro de 2010
Casamento Americano
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FENIX PRODUÇÕES E EVENTOS
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04:22
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